Outubro 2015

Gustavo Fernando Julião de Souza 

Médico Psiquiatra

 

 




I    FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

Curso Universitário:

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais  - FCMMG  (1969-1974)

Curso de Especialização em Psiquiatria:

Instituto Raul Soares - FEAP (1975 e 1976)

 

II    ATIVIDADES PROFISSIONAIS

 

Médico Residente do Instituto Raul Soares - FEAP em 1975 e 1976, tendo sido classificado em primeiro lugar na Residência, com nota total de 9,26.

Médico Psiquiatra Plantonista da Casa de Saúde Santa Maria  (de 1975 a 1978).

Médico Psiquiatra credenciado pelo INAMPS na Casa de Saúde Santa Maria (de 1978 a 1991).

Médico Psiquiatra da Minas Clínicas  (de 1976 a 1980).

Médico Psiquiatra do Ambulatório do INAMPS  (de abril de 1980 a agosto de 1981).

Médico Psiquiatra do Instituto Raul Soares - FHEMIG (de 1976 até início de 1994).

Diretor do Posto de Assistência Médica do INAMPS do Carlos Prates  (Posto de Psiquiatria e Neurologia) como substituto (agosto de 1981 a 25 de fevereiro de 1982), sendo então efetivado no cargo  que ocupou até o mês de abril de 1983.

Membro Titular da Comissão do Programa de Reorientação da Assistência Psiquiátrica Previdenciária convocada pelo Superintendente Regional do INAMPS em 05 de abril de 1983.

Colaborador do INAMPS do Grupo de Trabalho que estruturou o “Plano Operativo para o Programa Integrado de Saúde Mental a Nível Ambulatorial na Região Metropolitana de Belo Horizonte” (datado de abril de 1984).

Certificado de Especialização em Psiquiatria concedido pelos Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais  (07 de maio de 1985).

Transferido, do INAMPS, para a Central de AIH onde desempenhou a função de Supervisor Hospitalar  (13 de junho de 1985 a dezembro de 1993).

Nomeado Membro Titular dos Conselhos Diretores dos Hospitais Eduardo Menezes, Maria Amélia Lins, Centro Geral de Pediatria e Instituto Raul Soares de acordo com a Resolução Conjunta nº 05 de 13 de outubro de 1987 da Comissão Interinstitucional  de Saúde de Minas Gerais - CIS, cargo que ocupou até o ano de 1989.

Supervisão em Psicoterapias com o Dr. Lúcio Roberto Marzagão, Professor da FAFICH - UFMG.

Professor da disciplina de Psiquiatria no curso de graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais a partir de fevereiro de 1989 a março de 1992, ocasião em que se licenciou devido a motivos particulares.

Durante o ano de 1994 lecionou para o 5º e 7º períodos do Curso de Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG sob a forma de aulas teóricas e práticas, respectivamente, das disciplinas de Semiologia Psiquiátrica e Psicossomática. Lecionou para o 5º período de graduação do curso médico até o mês de julho de 1998.

Professor da disciplina de Fundamentos de Psiquiatria para o Curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (T.O.) da UFMG a partir de agosto de 1995 até 1997.

Desde o início de 1994 exerceu a função de Psiquiatra Perito do DETRAN até o mês de setembro de 1997.

Em 15 de dezembro de 1993 foi convidado pelo Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG para exercer funções de preceptor da Residência de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, atividade docente que exerce até a presente data.

Professor do curso “Introdução aos Transtornos Esquizofrênicos e de Humor e às Disfunções Psíquicas – Psicopatologia” promovido pelo Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e realizado nos primeiros semestres de 1997 e 1998 com o apoio do CENEX (Centro de Extensão da FM-UFMG).

Perito Oficial da 31ª Vara do Juizado Especial Federal de Belo Horizonte-MG desde abril de 2008.

Perito Oficial do 9º Juizado Especial Federal do Rio de janeiro desde abril de 2009.

Vice-Presidente eleito da Associação Acadêmica Psiquiátrica de Minas Gerais (AAPMG) desde abril de 2011.

 

III PARTICIPAÇÕES EM CONGRESSOS, CURSOS E PALESTRAS

 

Sócio Efetivo da Associação Mineira de Psiquiatria - Departamento de Psiquiatria da AMMG.

Participante do Curso de Atualização “Reflexões Psiquiátricas” realizado de outubro a novembro de 1975 no Centro de Estudos Galba Velloso do Instituto Raul Soares.

Participante do III Seminário do Instituto Raul Soares - “Perspectivas da Assistência Psiquiátrica Pública” (realizada de 18 a 20 de maio de 1983).

Participante do Curso de “História da Filosofia”, ministrado pela Profa. Sônia Viegas - FAFICH - UFMG (em quatro semestres letivos de 1986 a 1987).

Participante do “1º Simpósio Brasileiro sobre Personalidade” de 28/08/89 a 02/09/89, evento promovido pela SPEMGE (Sociedade de Psiquiatria do Estado de Minas Gerais) e Faculdade de Medicina da UFMG.

Debatedor no Simpósio realizado na UFMG em 03 de junho de 1993 iniciando o ciclo “Primeiro Encontro Minas - Heidelberg”.

Participante do 9º Congresso Mundial de Psiquiatria realizado no Rio de Janeiro (06 a 12 de junho de 1993).

Palestrista convidado pela AMP - Associação Mineira de Psiquiatria - para proferir palestra em 13 de maio de 1994, ocasião em que dissertou sobre o tema “Psicopatologia Fenomenológica”.

Convidado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e designado pelo Departamento de Psiquiatria e Neurologia (PSN) da Faculdade de Medicina da UFMG em 1995 para participar do processo de regulamentação da Lei Estadual nº 11.802 (“Lei Carlão”).

Foi elaborador e redator, no papel de consultor, da Emenda Substitutiva à lei 11.802 de autoria do Deputado Estadual Hely Tarquineo, atualmente ainda em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Debatedor da “Emenda Hely Tarquineo” na Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 11/04/96, convidado por essa Instituição para representar o Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG.

Em 25 de maio de 1996 proferiu conferência intitulada “Uma Interpretação Dimensional dos Transtornos Psicóticos: da Tipicidade à Atipicidade” de sua autoria, que teve lugar na Faculdade de Medicina da UFMG como parte do Programa de Conferências dos “Sábados de Educação Continuada” promovido e coordenado pela Residência de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFMG.

Participante do VII Fórum Nacional de Psiquiatria Biológica, “O Círculo das Psicoses Endógenas”, realizado de 17 a 19 de abril de 1997, no Hotel Intercontinental, Rio de Janeiro – RJ.

Participante do Simpósio Internacional Sobre “Transtorno Obsessivo Compulsivo –TOC – e Suas Fronteiras”, realizado de 29 a 31 de agosto de 1997 no Centro de Convenções Rebouças, São Paulo.

Moderador da mesa redonda intitulada “Psiquiatria Clínica – Psicopatologia Fenomenológica” constituída pelos professores Miguel Chalub e Carol Sonenreich, realizada em 4 de outubro de 1997 na Faculdade de Medicina da UFMG como parte dos “Sábados de Educação Continuada” da Residência de Psiquiatria da referida Universidade.

Participante do XXIII Congresso de Psiquiatria, realizado no período de 12 a 15 de outubro de 2005, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Assistente e Relator do Tema “Manejo Farmacoterápico na Prática Clínica” da mesa redonda “Abordagem Terapêutica e Esquizofrenia” do VII Congresso Brasileiro de Psiquiatria Biológica e XX Simpósio Latino-Americano de Psiquiatria Biológica realizado no período de 31 de maio a 02 de junho de 2007.

Participante do XXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria realizado no período de 15 a 18 de outubro de 2008 em Brasília, Distrito Federal, como Relator do subtema “Tricotilomania: considerações diagnósticas e terapêuticas” da Mesa Redonda intitulada “Transtornos do Espectro Impulsivo-compulsivo”.

Participante do XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria realizado no período de 4 a 7 de novembro de 2009 em São Paulo (SP), como supervisor de um dos casos da Sessão de Casos Clínicos.

Participante do XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria realizado no período de 27 a 30 de outubro de 2010 em Fortaleza (CE), como supervisor de um dos casos da Sessão de Casos Clínicos.

Participante do 15th World Congresso f Psychiatry realizado no período de 18 a 22 de setembro na cidade de Buenos Aires, Argentina.

Participante do XXX Congresso Brasileiro de Psiquiatria realizado no período de 10 a 13 de outubro de 2012 em Natal (RN), como debatedor de um dos casos da Sessão de Casos Clínicos.

 Conferencista do tema “Uma Interpretação Dimensional dos Transtornos Psicóticos” da reunião da Clínica Psiquiátrica do Hospital Governador Israel Pinheiro do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) realizada em 27 de junho de 2012.

Proferiu palestra sobre o tema “Raciocínio Clínico em Psiquiatria: conceituação de marcadores psicopatológicos” na Faculdade de Medicina da UFMG a convite do Prof. José Raimundo da Silva Lippi, coordenador da ambulatório da Amefi, em 27 de outubro de 2012.

Proferiu palestra sobre o tema “Fenomenologia e Raciocínio Clínico em Psiquiatria: Marcadores Psicopatológicos” na Associação Médica de Minas Gerais na Mesa Redonda ‘Psicopatologia: 100 Anos de Jaspers’ durante o XV Congresso Mineiro de Psiquiatria/ IX Jornada Sudeste de Psiquiatria em 29 de junho de 2013.

Em 27 de abril de 2013 foi agraciado com o Diploma Dr. Jorge Paprocki concedido pela Associação Acadêmica Psiquiátrica de Minas Gerais (AAP-MG), por ocasião do VI painel da AAP, título de honra ao mérito pelo trabalho realizado na formação de psiquiatras no estado de Minas Gerais.

 

    

 

IV PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

 

Elaboração do trabalho “Estudos Preliminares para a Implantação de uma Unidade de Tratamento Externo no Serviço de Atendimento Médico-Psiquiátrico Ambulatorial” em dezembro de 1982, objetivando a melhoria técnico-assistencial do PAM do INAMPS do Carlos Prates.

Autor de dois trabalhos científicos no período em que foi Membro da Comissão de Psiquiatria do INAMPS: “Cronicidade do Paciente Psiquiátrico e Hospitalização” e “Parecer Técnico sobre Eletroconvulsoterapia”.

Autor de dois trabalhos científicos com o objetivo de futura publicação: “Simbolização: Uma Síntese Sócio-Antropológica e Psicológica” (1987) e “Considerações Gerais sobre as Neuroses: Uma Visão Fenomenológico-Dinâmica” (1988).

Autor de mais dois trabalhos científicos. “As Psicoses Endógenas: Uma Visão Fenomenológico-Dinâmica” e “Tipicidade e Atipicidade Psicóticas: Uma Nova Concepção Teórica” (1991).

Autor do trabalho “Um Projeto de Pesquisa sobre Cronicidade Psiquiátrica”, (1993) estudo que deveria ter sido implementado pela Coordenadoria Estadual de Saúde Mental, após liberação de verba para a pesquisa.

Carta de apresentação contendo apreciação favorável do trabalho “As Psicoses Endógenas: Uma Visão Fenomenológico-Dinâmica” do Prof. Alfred Kraus, Professor  Titular da Universidade de Heidelberg, recomendando publicação.

O trabalho anteriormente citado, traduzido para o Inglês sob o título “The Endogenous Psychoses: A Phenomenological - Dynamic Approach”, encontra-se catalogado e registrado na biblioteca da Universidade de Heidelberg (Alemanha).

Em 16 de julho de 1996 foi publicado na coluna ‘Opinião’ do jornal “Folha de São Paulo” artigo de sua autoria intitulado “Manicômios e mitômanos”.

Artigo Publicado: “Os Estados Psicóides” – “Jornal Mineiro de Psiquiatria”, Ano I, Nº 1, Belo Horizonte, outubro de 1997.

Artigo Publicado: “Um estudante sonolento” – “Jornal Mineiro de Psiquiatria”, Ano I, Nº 2, Belo Horizonte, dezembro de 1997.

Artigo publicado: “Paranóia: Um Enfoque Fenomenológico e Antropológico” – Revista “Temas- Teoria e Prática do Psiquiatra” – vol. 26, nº 52, p. 173-188, São Paulo, julho/dezembro, 1996.

Artigo publicado sob a forma de propaganda e distribuído pela JANSSEN Lab. Farm.(“PRÁTICA PSIQUIÁTRICA”): “Uma Visão Dimensional dos Transtornos Psicóticos: Da Tipicidade à Atipicidade”, Belo Horizonte, junho de 1997.

Artigo Publicado: “Cenas infantis” – “Jornal Mineiro de Psiquiatria”, Ano II, Nº 3, Belo Horizonte, fevereiro de 1998.

Artigo publicado: “A Fenomenologia dos Transtornos Psicóticos Atípicos – Os Estados Psicóides” – “Revista de Psiquiatria Biológica” vol. VI, Nº 2, p.99-106, Rio de Janeiro, junho de 1998.

Artigo publicado: “Música de Câmara: um breve roteiro” – “Jornal Mineiro de Psiquiatria”, Ano II, Nº 7, Belo Horizonte, dezembro de 1998.

Artigo publicado: “A Fenomenologia das Vivências Delirantes: Dois Casos Clínicos”-  “Revista de Psiquiatria Biológica” vol.VI, Nº 4, p.201-210, Rio de Janeiro, dezembro de 1998.

Artigo publicado: “Desdiferenciação Simbólico-Afetiva: Um Modelo Teórico para as Psicoses Esquizofrênicas” – “Revista de Psiquiatria Biológica” vol.VII,  Nº1, p. 19-30, Rio de Janeiro, março de 1999.

Artigo Publicado: “Uma Interpretação Dimensional dos Transtornos Psicóticos: da Tipicidade à Atipicidade”- “Revista de Psiquiatria Biológica” vol. VII, Nº 3, p.133-142, Rio de Janeiro, setembro de 1999.

Artigo Publicado: “Affective Symbolic Dis-Differentiation: A Theoretical Model for Schizophrenic Psychoses” - “Neurology, Psychiatry & Brain Research” volume.7, Nº 2, p. 87-96, Universitätsverlag Ulm GmbH, 1999, Alemanha.

Artigo Publicado (2º autor): “Noglima: TOC Resistente Com Resposta à Adição de Risperidona” – “Casos Clínicos em Psiquiatria” vol. I, Nº 1, p. 36-39, Belo Horizonte, julho a dezembro de 1999.

Artigo Publicado (2º autor): “Paralisia Geral Progressiva: Relato de um Caso Clínico” – “Revista de Psiquiatria Biológica” vol. VII , Nº 4, p.169-176, Rio de Janeiro, dezembro de 1999.

Artigo Publicado (3º autor): “Sintomas Alucinatórios Persistentes: Uma Discussão Nosológica e Psicopatológica” – “Revista de Psiquiatria Biológica” vol. VIII, Nº 1, p. 9-14, Rio de Janeiro, março de 2000.

Artigo Publicado (2º autor): “Narcolepsia: Relato de um Caso Clínico de Hipersonolência Diurna” – “Revista de Psiquiatria Biológica” vol. VIII, Nº 2, p. 53-59, Rio de Janeiro, setembro de 2000.

Artigo publicado: “Lições de Psicopatologia da Clínica Cotidiana” – “Jornal Mineiro de Psiquiatria”, Ano IV, Nº 14, Belo Horizonte, outubro de 2000.

Artigo Publicado (3º autor): “Folie à Deux: Relato de um Caso Clínico” – “Revista de Psiquiatria Biológica” vol. VIII, Nº 3, p. 89-94, Rio de Janeiro, dezembro de 2000.

Artigo Publicado: “The Phenomenology of Atypical Psychotic Disorders: The Psychoid States” – “Neurology, Psychiatry & Brain Research” volume 7, Nº 4, p. 151-156, Universitätsverlag Ulm GmbH, 2000, Alemanha.

Artigo Publicado: “The Phenomenology of Delusional Experiences: Two Clinical Cases” – “Neurology, Psychiatry & Brain Research” volume 8, Nº 2, p. 81-88, Universitätsverlag Ulm GmbH, 2000, Alemanha.

Artigo Publicado: “Considerações sobre a Psicopatologia da Apresentação” – “Revista de Psiquiatria Biológica” vol. IX, Nº 1, p. 23-30, Rio de Janeiro, março de 2001.

Artigo Publicado: “A Dimensional Interpretation of Psychotic Disorders: From Typicality to Atypicality” – “Neurology, Psychiatry & Brain Research” volume 8, Nº 3, p.131-138, Universitätsverlag Ulm GmbH, 2000, Alemanha.

Artigo Publicado: “Uma Dona de Casa Sonhadora” – “Jornal Mineiro de Psiquiatria”, Ano VI, Nº 17, Belo Horizonte, maio de 2002.

Artigo publicado sob a forma de propaganda e distribuído pelo Lab. JANSSEN-CILAG (“PRÁTICA PSIQUIÁTRICA”): “Um caso de Delírio Sub-agudo de Ciúmes com Resposta Clínica favorável à Risperidona”, Belo Horizonte, junho de 2002.

Artigo Publicado: “Transtorno Dismórfico Corporal: Relato de um caso clínico” – “Revista de Psiquiatria Biológica vol. X, Nº 3, p. 123-129, Belo Horizonte, outubro de 2002.

Artigo Publicado: “Mania Mista acompanhada de sintomas psicóticos: Um ponto de contato entre a Esquizofrenia e a Psicose Maníaco-Depressiva?” – “Revista de Psiquiatria Biológica” vol. XI, Nº  4, p. 111-120, Belo Horizonte, dezembro de 2003.

Artigo Publicado: “Menina para sempre” – “Jornal Mineiro de Psiquiatria”, Ano VI, Nº 18, Belo Horizonte, maio de 2004.

Artigo Publicado: “Lei Carlão” – “Jornal Mineiro de Psiquiatria”, Ano VI, Nº 19, Belo Horizonte, setembro de 2004.

Investigador Principal do Estudo Clínico patrocinado pelo Lab. Pfizer denominado “Estudo Internacional Multicêntrico Simples em Grande Escala para Comparar a Segurança Cardiovascular de Ziprasidona e Olanzapina” (Protocolo A1281062), que foi realizado de agosto de 2002 a dezembro de 2005 no Centro de Pesquisa da Casa de Saúde Santa Maria Ltda.

Autor do capítulo 17 intitulado “Psicopatologia da Afetividade e do Humor” do livro “Seminários em Psicopatologia: da psiquiatria clássica à contemporaneidade”, organizado por Rafael Miranda de Oliveira e publicado pela COOPMED, Belo Horizonte, 2013.

Artigo Publicado: “Fenomenologia e raciocínio clínico em psiquiatria: o conceito de marcadores psicopatológicos” – Revista “Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea”, Volume 2 , número 2, p. 3-31, novembro de 2013.







 

Av. do Contorno 4852 - Sala 304

Bairro Funcionários - 30110-100

Belo Horizonte-MG

Fone: 31 3227-2631